tag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.comments2022-12-05T00:03:49.017-03:00.: dado, informação, conhecimento ...Marcello Baxhttp://www.blogger.com/profile/12248486712306633793noreply@blogger.comBlogger18125tag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-32357472473239064432015-10-22T09:47:12.471-02:002015-10-22T09:47:12.471-02:00e aí?
parou de alimentar o blog...
Sempre passo...e aí?<br /><br /><br />parou de alimentar o blog... <br />Sempre passo na rua Engenheiro Pedro Bax e lembro-me de você!<br /><br />Vê se posta algum artigo, querido.<br />Sempre bom ver coisa arrumada.<br /><br />Abraços.<br /><br />Antonio<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-48849109742336004292015-09-24T16:25:12.499-03:002015-09-24T16:25:12.499-03:00perfeitoperfeitoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/11933541957604604718noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-80001217358950602002015-06-30T11:03:30.333-03:002015-06-30T11:03:30.333-03:00Ótimo texto, parabéns! Ótimo texto, parabéns! Elisabethhttps://www.blogger.com/profile/12902731935164293823noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-56626590808934497502014-03-31T01:19:35.445-03:002014-03-31T01:19:35.445-03:00perfeito . muito bom!perfeito . muito bom!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00802660270817336502noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-45402156596799188682014-03-06T12:24:54.747-03:002014-03-06T12:24:54.747-03:00muito bom! muito bom! Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-8893639549090647192013-08-04T22:11:54.640-03:002013-08-04T22:11:54.640-03:00Pois é Marta, depois do golpe de 64, além de destr...Pois é Marta, depois do golpe de 64, além de destruir o sistema público de ensino fundamental e médio, que era excelente (pelo menos o médio), retirou-se a filosofia do currículo e colocaram no lugar OSPB (Organização Social e Política Brasileira), só que a "política" era só pra inglês ver, claro. Qual o sentido de estudar a organização política do Brasil em tempos de ditadura? Era piada. Hoje temos a ética de volta aos currículos, que retomou seu lugar. Agora, recuperar o sistema de ensino público no nível fundamental e médio será um trabalho de gerações... aposto nos meus netos (que nem nasceram ainda) para tal façanha. E enquanto isso não acontece, a universidade pública será o espelho da desigualdade e do subdesenvolvimento brasileiro. As associações de reitores fazem pesquisas para entender o perfil sócio-econômico do estudante das IFES. Adoram dizer que mais de 45% dos alunos vêem de escolas públicas. O que eles não se diz é em que cursos estão esses alunos. Esse último dado não se encontra nas pesquisas. Para conhecê-lo, entretanto, basta dar uma voltinha pelos cursos (de medicina à letras, passando pela matemática etc.), então o dado salta aos olhos.Marcello Baxhttps://www.blogger.com/profile/12248486712306633793noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-58880794185699135842013-08-03T22:01:29.548-03:002013-08-03T22:01:29.548-03:00Sugiro que a educação tenha melhor qualidade assim...Sugiro que a educação tenha melhor qualidade assim atenderá a todos, por que eu pagante de todos os inúmeros impostos que me são cobrados também me sinto injustiçada quando tenho que pagar por ensino particular para filho meu, quando acho que ele deveria frequentar a escola pública, mas deixo algumas "regalias" de lado e pago seu ensino em escola privada na esperança que consiga passar na universidade pública para que eu possa respirar. Mais uma pergunta: Por que os filhos de políticos não frequentam a escola pública? Quando alguém me trouxer uma resposta para isso serei a favor das contas na universidade pública.Martahttps://www.blogger.com/profile/02433386991603799379noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-86510869436548817932013-07-16T20:33:09.693-03:002013-07-16T20:33:09.693-03:00Este comentário foi removido por um administrador do blog.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00838345719391811482noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-13758432637608825582013-07-16T20:28:21.401-03:002013-07-16T20:28:21.401-03:00Esse texto é sublime, ele é o prefácio do livro &q...Esse texto é sublime, ele é o prefácio do livro "Encontro Marcado" do Fernando Sabino, adorei reler hoje.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00838345719391811482noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-16768463315934598072013-06-15T16:34:45.210-03:002013-06-15T16:34:45.210-03:00Alberto, concordo com a sua posição que cito:
&qu...Alberto, concordo com a sua posição que cito:<br /><br />"Mas, faz sentido chamar de “conhecimento” algo que não produza “verdades”? Se conseguirmos nos libertar dos paradigmas da epistemologia tradicional, perceberemos que produzir ou não verdades passa a ser, para esse conceito, uma qualidade que um conhecimento pode ou não possuir, ou melhor, pode possuir em diferentes graus, e não mais um atributo absoluto e indissociável dele."<br /><br />Com efeito, como um posicionamento epistêmico, em ciências empíricas (não ideais), para mim faz sentido pensar que não há conhecimento verdadeiro, mas apenas conhecimentos científicos. Marcello Baxhttps://www.blogger.com/profile/12248486712306633793noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-59232020807084020822013-03-10T21:03:39.257-03:002013-03-10T21:03:39.257-03:00
Um aprofundamento dos direitos deveria reconhecer...<br />Um aprofundamento dos direitos deveria reconhecer tal caráter e inscrever sua proibição nos Direitos Humanos.<br />No capitalismo há interesses antagônicos, portanto irreconciliáveis: patrões vs empregados, proprietários dos meios de produção vs proprietários da força de trabalho.<br />As divergências entre trabalhadores de uma mesma empresa são de meios e graus e não de fins.<br />Mas não há conflitos de interesses intransponíveis. Há relações assimétricas de poder.<br />Diminuir a assimetria de poder significa democratizar a democracia.<br />Uma democracia plena é incompatível com o capitalismo, pelo menos do seu aspecto central de orientação pelo lucro e de exploração do homem pelo homem, mas não necessariamente do fim da moeda, do fim do mercado e do fim do estado, como se propõe ser no comunismo enquanto aprofundamento do socialismo.<br />Todas as pessoas, cujo desejo e interesse se coincidam, querem viver mais e melhor, isto significa antes de tudo a diminuição da dor, do sofrimento, da tristeza e o aumento da alegria, da felicidade, do bem-estar.<br />Quem exerce o monopólio do poder e da propriedade tendem a quererem manter seus privilégios.<br />Ainda que este monopólio tivesse sido conquistado com trabalho próprio ele não seria justificável em nenhuma contemporaneidade. Mas sabemos que não foi. O monopólio da propriedade privada dos meios de produção foi historicamente conquistado por meio do saque, do roubo e do assassinato num processo histórico chamado na teoria marxista de Acumulação Primitiva do capital.<br />Todo tipo de conflito pode ser resolvido pelo diálogo, mas não é possível convencer quem não está disposto a ser convencido e não são todas as pessoas que estão dispostas a dialogar, a avaliar criticamente seu modo de pensar, agir e sobreviver e das que estão, nem todas estão dispostas a mudá-los caso identifique-os como errados.<br />Todo este sistema pode ser mudado de várias formas.<br />Esta mudança pode ser ordenada ou desordenada, rápida ou lenta, violenta ou não-violenta.<br />Uma mudança violenta tem mais chances de perpetuar a continuidade da violência.<br />Num posicionamento e numa transformação ética, os fins não justificam os meios e o erro, uma vez definido como tal, continua sendo erro independente de quem os comete.<br />Esta mudança pode ser ordenada, rápida e não-violenta.<br />Toda a democratização da sociedade não é incompatível com o respeito aos direitos individuais.<br />O conflito central está entre uma interpretação liberal dos direitos humanos e uma interpretação social-democrata dos mesmos. Nesta, quando está em conflito direitos sociais e direitos de propriedade prevalece aqueles.<br />Uma mudança mais ordenada, rápida e não-violenta possível dependeria da consciência e do engajamento de tod@s. Mas é possível fazê-la, numa menor velocidade com uma maioria.<br />Os sujeitos centrais mais prováveis de compor esta maioria são: os diferentes setores da classe trabalhadora, intelectuais, ambientalistas e oprimidos em geral.<br />Não há espaço social que não seja importante ter alguém disposto a substituir a competição pela cooperação, o individualismo egoísta pelo apoio-mútuo e a solidariedade e a hierarquia pela horizontalidade.<br />O Estado, nos seus diversos poderes (executivo, legislativo e judiciário) são relevantes espaços sociais.<br />Votar nulo significa recusar a disputar tais espaços.<br />Antonio Marqueshttps://www.blogger.com/profile/09853999737200342259noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-90979194006295886012013-03-10T21:02:52.698-03:002013-03-10T21:02:52.698-03:00Interessante o post Marcello,
Vou dizer em que acr...Interessante o post Marcello,<br />Vou dizer em que acredito, tendo em vista o post, veja o que acha:<br /><br /><br />O Universo e portanto, o planeta Terra estão em transformação permanente.<br />Neste planeta há o reino animal, vegetal e mineral. Tais reinos são interdependentes.<br />No reino animal há os seres humanos. Os seres humanos são mamíferos em desenvolvimento e diferem das demais espécies, entre outros motivos, por possuírem cultura acumulativa e tecnologias complexas.<br />O que chamamos de natureza humana é um processo histórico, portanto em transformação. Dentro de um mesmo período histórico o caráter é parcial e não-arbitrariamente construído. Há uma interação complexa entre gene e cultura. Apesar da mudança de caráter ser possível do nascimento à morte, quanto mais jovem somos, menos difícil é a mudança.<br />Este ecossistema que engloba o mundo biofísico tem uma capacidade de carga e recursos naturais finitos. E esta finitude condiciona a vida social humana assim como os seres humanos impactam o ambiente físico.<br />Apesar de finitos, os recursos naturais podem ser utilizados de modo sustentável, ou seja, pela maior quantidade de tempo possível.<br />Alguns problemas tem impedido este uso sustentável.<br />Estes problemas são de diversas ordens: técnica, política, econômica e moral.<br />Entre estes problemas podemos citar: o aquecimento global, a perda de espécies, a poluição da água, do solo, do ar, dos alimentos. Em sua maioria fenômenos com evidências empíricas e, portanto, facilmente reconhecidos num processo de validação intersubjetivo.<br />Uma sociedade perfeita é inatingível, mas sua melhoria contínua é possível.<br />O Estado e o Governo Brasileiro são financiados com impostos com o compromisso de prestar segurança, educação, saúde, transporte, cultura, saneamento básico...<br />O Estado e o Governo Brasileiro tem se mostrado ineficiente e oneroso.<br />E a população ainda não tem meios eficientes de controlá-los.<br />Se os recursos naturais são finitos então o crescimento econômico ilimitado é impossível e insustentável.<br />Se já estamos vivenciando situações de limites ecológicos no planeta e queremos garantir os direitos sociais de todos é preciso combater as disparidades econômicas. Isto pode ser feito de várias formas, entre elas: limitando o direito de propriedade e transferindo riqueza do ápice da pirâmide social para a sua base...<br />Esta transferência pode ser feita de várias formas: através de uma política tributária, como um imposto de renda progressivo, por exemplo e através de programas sociais como bolsas família, bolsa escola,...<br />Tanto a ausência de organização burocrática quanto a burocracia excessiva são empecilhos para a democratização da democracia.<br />As formas de controle social podem aumentar caso os processos burocráticos seja informatizados e colocados à disposição da sociedade civil.<br />O conjunto de características do nosso sistema de produção e distribuição de bens e serviços é chamado de capitalismo.<br />O principal objetivo do capitalismo é o lucro.<br />Cobrar pelo tempo e pelo trabalho na oferta de bens e serviços não é lucro.<br />No capitalismo: o juro, o lucro e o aluguel são formas legítimas de obtenção de renda, mas tais formas são parasitárias.<br />Antonio Marqueshttps://www.blogger.com/profile/09853999737200342259noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-529025145818338652013-03-10T21:01:30.353-03:002013-03-10T21:01:30.353-03:00Olá Marcelo, seu post foi me passado por um amigo ...Olá Marcelo, seu post foi me passado por um amigo e achei ele interessante. Vou apresentar um pouco sobre o que tenho pensado sobre o assunto, de forma ainda lacunar. Em alguns pontos há concordâncias com o texto que publicou, em outros há divergências e em outros abordo assuntos não discutidos pelo mesmo. As crenças são estas: <br />O Universo e portanto, o planeta Terra estão em transformação permanente.<br />Neste planeta há o reino animal, vegetal e mineral. Tais reinos são interdependentes.<br />No reino animal há os seres humanos. Os seres humanos são mamíferos em desenvolvimento e diferem das demais espécies, entre outros motivos, por possuírem cultura acumulativa e tecnologias complexas.<br />O que chamamos de natureza humana é um processo histórico, portanto em transformação. Dentro de um mesmo período histórico o caráter é parcial e não-arbitrariamente construído. Há uma interação complexa entre gene e cultura. Apesar da mudança de caráter ser possível do nascimento à morte, quanto mais jovem somos, menos difícil é a mudança.<br />Este ecossistema que engloba o mundo biofísico tem uma capacidade de carga e recursos naturais finitos. E esta finitude condiciona a vida social humana assim como os seres humanos impactam o ambiente físico.<br />Apesar de finitos, os recursos naturais podem ser utilizados de modo sustentável, ou seja, pela maior quantidade de tempo possível.<br />Alguns problemas tem impedido este uso sustentável.<br />Estes problemas são de diversas ordens: técnica, política, econômica e moral.<br />Entre estes problemas podemos citar: o aquecimento global, a perda de espécies, a poluição da água, do solo, do ar, dos alimentos. Em sua maioria fenômenos com evidências empíricas e, portanto, facilmente reconhecidos num processo de validação intersubjetivo.<br />Uma sociedade perfeita é inatingível, mas sua melhoria contínua é possível.<br />O Estado e o Governo Brasileiro são financiados com impostos com o compromisso de prestar segurança, educação, saúde, transporte, cultura, saneamento básico...<br />O Estado e o Governo Brasileiro tem se mostrado ineficiente e oneroso.<br />E a população ainda não tem meios eficientes de controlá-los.<br />Se os recursos naturais são finitos então o crescimento econômico ilimitado é impossível e insustentável.<br />Se já estamos vivenciando situações de limites ecológicos no planeta e queremos garantir os direitos sociais de todos é preciso combater as disparidades econômicas. Isto pode ser feito de várias formas, entre elas: limitando o direito de propriedade e transferindo riqueza do ápice da pirâmide social para a sua base...<br />Esta transferência pode ser feita de várias formas: através de uma política tributária, como um imposto de renda progressivo, por exemplo e através de programas sociais como bolsas família, bolsa escola,...<br />Tanto a ausência de organização burocrática quanto a burocracia excessiva são empecilhos para a democratização da democracia.<br />As formas de controle social podem aumentar caso os processos burocráticos seja informatizados e colocados à disposição da sociedade civil.<br />O conjunto de características do nosso sistema de produção e distribuição de bens e serviços é chamado de capitalismo.<br />O principal objetivo do capitalismo é o lucro.<br />Cobrar pelo tempo e pelo trabalho na oferta de bens e serviços não é lucro.<br />Antonio Marqueshttps://www.blogger.com/profile/09853999737200342259noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-34434134205907516102013-03-02T14:41:11.952-03:002013-03-02T14:41:11.952-03:00Marcello,
Gostaria de convidá-lo para conhecer uma...Marcello,<br />Gostaria de convidá-lo para conhecer uma proposta de conceito de "conhecimento" que publiquei em - sofilosofando.wordpress.com - Ela se afasta da Epistemologia clássica e se fundamenta na relação entre "dado" e "informação", cujos conceitos também são propostos.<br />Atenciosamente,<br />Alberto N. HashimotoAlberto N. Hashimotohttps://www.blogger.com/profile/17114681386380618319noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-79534429224337443602012-05-23T18:22:53.006-03:002012-05-23T18:22:53.006-03:00obrigado!obrigado!Marcello Baxhttps://www.blogger.com/profile/12248486712306633793noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-29880971578207324452012-05-23T15:13:51.833-03:002012-05-23T15:13:51.833-03:00Amar sem Conhecer é impossível, uma vez que o Amor...Amar sem Conhecer é impossível, uma vez que o Amor nasce e cresce com o Conhecimento, com a Compreensão (compreender, ter dentro). O Amor é fruto da convivência e da Comunicação (tornar comum, comungar, compreender, ser compreendido, conhecer, reconhecer, ser conhecido...). A Paixão existe com um Conhecimento inadequado do Objeto (incompleto, falho, com Ruidos, errado, inoportuno, incontrolável...) o Amor cresce com a adequação e o fomento do Conhecimento, através de sua reconstrução, pois é fruto da exposição, do contato (com o Objeto e o Ambiente), em acordo com a Vontade do Indivíduo (Arbítrio). O Perdão é consequência natural dessa Compreensão, do Amor (Perdoar é compreender que, quem não compreende, não tem nenhuma culpa ou dolo). A Fé é o Mecanismo que nos permite antever o que outro vê e, então, "antevemos, enquanto não vemos ainda, mas sabemos que vamos ver", assim, podemos ou não crer (antever). A Esperança vem em consequencia da Fé. A Fé de que Algo ou Alguém tem Poder Determinante de legislar, de implantar a Justiça ou executar recompensas e punições, com Ética, de modo a determinar o que deteriminaríamos nós mesmos, segundo nossa noção de Justiça. (Ética sendo o proceder em relação ao Outro da mesma maneira que achamos que o Outro deveria proceder em relação a nós.). Abstratos os conceitos, vamos transportar pro nosso mundo: Por exemplo: Antes mesmo de te conhecer, Professor Marcelo, Já te Amo... porque ouví falar de você e sei que você existe, então, tenho expectativas em relação a você e sei que terei contato com você no futuro. Ao conhecê-lo, certamente esse Amor vai aumentar, como aumenta, na medida em que ouço falar de vocÊ e aprecio as suas características. Na proporção em que me permitir conhecê-lo melhor e melhor (aproximar da Verdade), eu conseguindo conhecê-lo (perceber, compreender, através da Comunicação, contato, Comunhão) e me fazendo conhecer, acatando os desacertos (compreendendo as falhas), de acordo com nossa capacidade de comunicar, de eu me apresentar e em fazer conhecer, o Senhor tabém vai me amar (ou detestar), de acordo com sua capacidade e da vontade de conhecer e de Amar, frutos da sua prática e experiência no assunto... Faço votos que sim, nos amemos e nos conheçamos bem e assim, compreendamos juntos o mundo e também o amemos juntos, admirados da complexidade do simples, da grandeza do comum, da Eternidade e Onipresença do Amor, que é a Justiça, a Ética a Verdade, o Perdão, através da Compreensão do "simples" Conhecimento, contato, convivência, que exercitam, não a paixão, mas a Compaixão, que é o único Amor Verdadeiro... Te Amo, professor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-5111672822403482382012-05-09T12:19:11.283-03:002012-05-09T12:19:11.283-03:00Presidenta está no dicionário Volp.
Cargos público...Presidenta está no dicionário Volp.<br />Cargos públicos possuem masculino e feminino.<br />Gramáticos para reclamar nunca faltou. Mas a lingua é viva.<br />E "Presidenta" é feio assim como a Dilma.Luisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3195025175756678667.post-71585060699156109852011-05-21T11:40:40.466-03:002011-05-21T11:40:40.466-03:00This comment has been hidden from the blog.Anonymousnoreply@blogger.com