Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder...
"
Como os gregos, nós hoje achamos que uma vida mortal bem-sucedida é melhor que ter uma imortalidade fracassada, uma vida infinita e sem sentido. Buscamos uma vida boa para quem aceita lucidamente a morte sem a ajuda de uma força superior." (Luc Ferry)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ontologias informacionais

Inspirado de Tom Gruber
na Enciclopédia de Sistemas de Banco de Dados, Ling Liu e M. Tamer Özsu (Eds.), Springer-Verlag, 2009.

DEFINIÇÃO
No contexto das ciências da informação e da computação, uma ontologia define um conjunto de primitivas de representação para modelar um domínio de conhecimento ou de discurso.  As primitivas são tipicamente classes (ou conjuntos), atributos (ou propriedades), e relações (ou relações entre membros de classes).  

As definições das primitivas incluem a descrição textual de seus significados, mas também várias restrições à sua aplicação de forma logicamente coerente. 

No contexto dos sistemas de banco de dados, as ontologias podem ser vistas como representando um nível de abstração acima dos modelos de dados (hierárquico ou relacional), mas destinada a modelagem do conhecimento sobre os indivíduos representados no sistema, seus atributos e suas relações com outros indivíduos.

Ontologias são tipicamente especificadas em linguagens que permitem abstrair estruturas de dados e estratégias de implementação. Na prática, as linguagens de ontologias estão mais próximas do poder expressivo da lógica de primeira ordem do que as linguagens utilizadas para modelar bancos de dados.

Por esta razão, as ontologias estariam em um nível dito "semântico", enquanto os modelos ou esquemas de dados pertenceriam ao nível "lógico", logo acima do nível "físico" (que é como os dados estão organizados fisicamente).  

Devido à sua independência de modelos de dados de níveis mais baixos, as ontologias são usadas para integrar bancos de dados heterogêneos, permitindo a interoperabilidade entre sistemas distintos, e a especificação de interfaces para serviços baseados em conhecimento independentes.  

Na pilha de tecnologias da Web Semântica [1], as ontologias são localizadas em uma camada explícita de alto nível.  Existem hoje várias linguagens e ferramentas de código aberto (open source) e comerciais para criar e trabalhar com ontologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?