Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder...
"
Como os gregos, nós hoje achamos que uma vida mortal bem-sucedida é melhor que ter uma imortalidade fracassada, uma vida infinita e sem sentido. Buscamos uma vida boa para quem aceita lucidamente a morte sem a ajuda de uma força superior." (Luc Ferry)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"Inteligência Empresarial" existe isso?

Proponho neste ensaio tecer uma reflexão sobre o termo "Inteligência Empresarial". A figura abaixo, retirada de uma revista, compara a inteligência humana com a inteligência empresarial.

Sempre tendi a considerar esse termo "Inteligência Empresarial", bem como outros do mesmo gênero, como que pertencente à classe daqueles jargões que caracterizam um certo "consultês" linguístico, como se diz familiarmente. Ou seja, palavra um tanto quanto vazia de significado quando examinada de mais perto. Essa tendência explica-se pois afinal, usamos conceitos como "inteligência" fazendo, em geral, referência à uma dada característica própria de organismo físico, vivo, particular e concreto. Ora, como algo que é abstrato: um grupo, um conjunto, uma organização, uma empresa poderia manifestar, ele mesmo, comportamento inteligente? 


Fica então a pergunta: quem usa o termo "Inteligência Empresarial" está abusando do uso da lingua, ou não?

É o grupo, a empresa, que é mesmo inteligente? ou seriam as inteligências individuais (das pessoas concretas) que quando colocadas em relação umas com as outras, compõem aquilo (algo abstrato) que envolve a todos?  Como que constituindo um ambiente, um "clima" organizacional?
E quanto a este último, possui alguma existência própria e real? Se sim, admitindo-se que possua, essa existência não é certamente concreta. Ela pode ser sentida, percebida, embora seja abstrata. Seria então uma espécie de energia, de comunhão de valores, percebidos e compartilhados?

Ou seja, não parece equivocado afirmar que quando se fala em "Inteligência Empresarial" não é propriamente a empresa em si que é inteligente, mas sim o todo constituído por suas partes, seus colaboradores que juntos são mais que a simples soma das partes; i.e. são as pessoas que se comportam com inteligência e, em comunhão nos mesmos valores, alimentam-se elas próprias de um ambiente inteligente. 

Indo ao socorro da Filosofia para melhor entender o fenômeno, lembrar-se-á uma de suas controvérsias antigas: a dos "universais" versus "particulares". Muito presente na Idade Média e ainda hoje discutida, como se vê.

Particulares x Universais
Existem apenas particulares, eis o significado da posição nominalista, ou do Nominalismo. Esse último o dicionário diz tratar-se de uma doutrina filosófica segundo a qual o conceito é apenas um nome acompanhado de uma imagem individual, um ente particular. Os universais (espécies, gêneros, entidades) são apenas puras abstrações, sem realidade (O Nominalismo opõe-se ao Realismo, que prega a existência dos universais). 

Assim, influenciado pelo Nominalismo (só particulares existem), a pergunta que eu me fazia no início do texto é: como é que um grupo de pessoas poderia constituir um organismo físico, vivo? capaz de ser considerado inteligente? É certo que quem vive e então pode apresentar inteligência, em última análise, são as pessoas, os animais, individualmente, particularmente.

Obviamente o grupo não é algo físico, ou vivo. O grupo é algo universal, abstrato e logo não faria sentido usar o termo "inteligência", ou mesmo qualquer outro adjetivo antropomorfizante para designá-lo.

Contudo, percebe-se claramente, com o auxílio do paralelo feito na figura acima, pelo Prof. Eugênio Mussak, que pode haver sim um "clima" em qualquer organização empresarial. E é exatamente porque ele existe e é bem real, que é preciso cuidar dele, alimentá-lo. 

Adotar uma postura nominalista ou realista nesse caso? É realmente controverso, admitamos. O que me parece certo, entretanto, é que pessoas pertencentes a qualquer empresa (por exemplo) vivem no grupo e que esse relacionamento com outras e também com o ambiente físico (instalações) as afetam direta e fortemente e obviamente não podem ser desconsiderados.

Empresa inteligente: empresa que aprende! 
Se a empresa são as pessoas e as pessoas aprendem, poderia a empresa prender? O grupo é mais que a soma de seus componentes? Com efeito, como vimos a pergunta não é nada cretina pois se alguém chamar pela empresa após o expediente, quando todos já tiverem ido embora, não haverá resposta alguma. Concretamente a empresa não existe como entidade extensa no mundo.

Então o que é uma empresa inteligente (ou uma inteligência empresarial, conceito usado na figura)? Pode-se dizer que seria uma empresa que aprende. As pessoas de uma empresa que aprende, uma empresa "inteligente", são envolvidas nos processos decisórios, tem acesso às informações e sentem-se assim parte integrante do negócio. Nas palavras de um amigo, uma empresa inteligente é "uma empresa onde as pessoas fazem parte (estão em um grupo), são parte (sentem-se parte do grupo, pois são ouvidas) e têm parte (participam dos resultados)." Ou seja, uma empresa onde há o estabelecimento pelos gestores desta espécie de estrutura comportamental (a princípio exclusivamente humana) aprende sim e evolui. Como estas são características essencialmente humanas, então me parece legítimo utilizar-se o termo "Inteligência Empresarial".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?