Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder...
"
Como os gregos, nós hoje achamos que uma vida mortal bem-sucedida é melhor que ter uma imortalidade fracassada, uma vida infinita e sem sentido. Buscamos uma vida boa para quem aceita lucidamente a morte sem a ajuda de uma força superior." (Luc Ferry)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Um encontro cristão é apenas um encontro social?


Na homilia de Dom Christian Lépine, arcebispo de Montreal, pode-se ouvir que a Igreja tem por missão estar lá onde está o sofrimento, mas tem também a missão de levar a palavra de Jesus Cristo ao mundo. 

Segundo Dom Christian, quando se leva a compaixão é mais fácil porque há um ressonância imediata que responde a uma situação de sofrimento. Quando leva-se a palavra de Cristo é mais difícil pois está-se, por assim dizer, no domínio do “discurso”.

É bom que experiência e palavra andem juntas, mas uma é incapaz de demonstrar a outra. São irredutíveis uma à outra, como a prática não é redutível à teoria, nem o valor à verdade,  ou o coração à razão.

Isso ajuda na reflexão sobre a natureza do encontro cristão. Obviamente, todo encontro cristão é um encontro social, mas nem todo encontro social é um encontro cristão. Vem a pergunta: em quê um encontro cristão seria mais específico que um encontro social? 

Como diz Dom Christian "a dinâmica da fé é mais do que uma mensagem... é uma palavra, mas uma palavra viva, é uma presença, uma presença que nos é oferecida sempre no seio da comunidade".

Nesse sentido um encontro cristão é bem mais do que um encontro social, exatamente porque "a fé é um encontro pessoal com Jesus Cristo" (Benoit XVI). 

Como se depreende da homilia, no vídeo, a fé é um encontro pessoal com Jesus Cristo aberto a todo fiel e a todo cristão: "[...]não há alguns abençoados com vocação especial que são chamados ao encontro pessoal com Jesus Cristo, que ouviram como que uma mensagem que lhes foi entregue, e todos os outros que a ela devem aderir [...]".

Por isso acredito que cada um descobrirá para sí o que é um encontro cristão. Ninguém pode dizer o que ele é de fato. Experienciando um tal encontro cada um é chamado a descobrir em seu íntimo o que é esse encontro pessoal com Jesus. 

Para muitos a fé será, antes de qualquer outro mistério, fidelidade aos valores cristãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?