Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder...
"
Como os gregos, nós hoje achamos que uma vida mortal bem-sucedida é melhor que ter uma imortalidade fracassada, uma vida infinita e sem sentido. Buscamos uma vida boa para quem aceita lucidamente a morte sem a ajuda de uma força superior." (Luc Ferry)

terça-feira, 6 de março de 2012

Implicações contemporâneas do "Mundo da técnica" de Heidegger

O entendimento de Heidegger sobre o "Mundo da técnica" me parece interessante para refletir sobre o perigo da alienação a que a tecnologia nos sujeita, a todos sem exceção. 
Segundo o autor, depois que a ciência foi tomada pelo capitalismo, não sabemos mais para onde vamos com ela; o ideal original da modernidade (renascimento e iluminismo) de que a ciência nos traria uma vida melhor pelo domínio da natureza se perdeu. 
A simples competição pelo poder de consumir teria tomado o lugar desse ideal e pode estar nos transformando em zumbis, que só fazem competir para sobreviver... conclusão: hoje somos alienados antes mesmo de sermos ateus.  


Pessoalmente, vivendo no mundo, sinto que existe essa perspectiva, que eu mesmo não entendo tão claramente. Ao ler o filósofo Luc Ferry (em seu livro "Aprender a Viver"), numa exposição sobre o que Heidegger chamava de "O Mundo da Técnica", as ideias ficaram mais claras. 
Heidegger entendia que o mundo da técnica é a realização radical do pensamento de Nietzsche: não há mais ídolos (espirituais ou materiais) e esse vazio o capital ocupou. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?