Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder...
"
Como os gregos, nós hoje achamos que uma vida mortal bem-sucedida é melhor que ter uma imortalidade fracassada, uma vida infinita e sem sentido. Buscamos uma vida boa para quem aceita lucidamente a morte sem a ajuda de uma força superior." (Luc Ferry)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Uma metodologia de modelagem de processos de negócio orientada à gestão da informação e do conhecimento

Mais um trabalho de mestrado pronto, cujo autor é o Rafael de Oliveira.
Trata-se de uma nova abordagem para modelar processos de negócios que utiliza-se de conceitos bem conhecidos na disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC).
A GIC ganhou importância nas organizações a partir do início da década de 1990. Devido ao crescente aumento da competição entre as empresas, estas buscam o aperfeiçoamento de suas estruturas, a fim de melhorar sua eficiência. No centro dessa questão está a gestão por processos e a melhoria contínua destes. Essa forma de gestão busca alinhar todos os esforços da empresa em torno dos processos de negócio, isto é, grupos de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir bens ou serviços.
Segundo essa visão, a GIC deve ser considerada no contexto da gestão por processos e da melhoria da eficiência da estrutura organizacional.
Identifica-se na literatura a integração entre GIC e processos de negócio organizacionais como um paradigma de pesquisa, denominado GIC orientada a processos. Esse paradigma se distingue, por exemplo, da GIC orientada a produtos, que foca na criação e disseminação de artefatos de conhecimento e informação.
Este trabalho avança na solução do problema da integração entre processos de negócio e GIC, usando a Modelagem de Processos de Negócio (MPN) como ponto de partida. A MPN permite formalizar processos de negócio e o contexto onde ocorrem. O produto da atividade de MPN é um modelo de negócio, isto é, uma abstração de como um negócio funciona.
O Rafael desenvolveu uma metodologia de MPN orientada à GIC. A metodologia é uma extensão da abordagem de Erikson e Penker para MPN. Um modelo teórico de GIC foi elaborado para fundamentar a metodologia de modelagem. A metodologia é composta por: um conjunto de construtos básicos para MPN orientada à GIC; um conjunto de diagramas e submodelos, formando uma perspectiva de modelagem; padrões de modelagem relacionados à GIC; explicações sobre como modelar aspectos de GIC que não possuem mapeamento direto para construtos da linguagem de modelagem. Um conjunto de exemplos demonstra os elementos da metodologia.
Conclui-se, através da avaliação da metodologia desenvolvida, que esta possui vantagens em relação às abordagens existentes.
Em breve colocaremos neste post um link para o trabalho do Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?