Minha questão é saber como o ser humano pode viver melhor, e isso só a filosofia é capaz de responder...
"
Como os gregos, nós hoje achamos que uma vida mortal bem-sucedida é melhor que ter uma imortalidade fracassada, uma vida infinita e sem sentido. Buscamos uma vida boa para quem aceita lucidamente a morte sem a ajuda de uma força superior." (Luc Ferry)

domingo, 12 de junho de 2011

A presidente ou a presidenta?

A presidenta foi estudanta? Existe a palavra: presidentA? Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto, Presidenta? Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?

Bem, vejamos: no português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser?
O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é presidentE, e não "presidentA", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Texto de Miriam Rita Moro Mine
Universidade Federal do Paraná

Um comentário:

  1. Presidenta está no dicionário Volp.
    Cargos públicos possuem masculino e feminino.
    Gramáticos para reclamar nunca faltou. Mas a lingua é viva.
    E "Presidenta" é feio assim como a Dilma.

    ResponderExcluir

O que você acha?